Seguidores

domingo, 1 de abril de 2018

Crónica de Maus Costumes 39



Escrevo só entre a gente, porque não me foi possível de outra maneira. Quando a solidão não é imposta é boa. Sendo uma escolha, permite ganhar o fôlego, retemperar as energias necessárias para enfrentar o quotidiano tantas vezes tão avassalador.
Às vezes, por um impulso egoísta ou de individualidade, apetecia-me refugiar-me de tudo e de todos, mas a responsabilidade e o amor não deixam. Passamos os dias em corridas frenéticas sem tempo para nos olharmos e vermos por dentro, tentando chegar a todo o lado em simultâneo. Precisaríamos de dias de quarenta e oito horas para cumprir escrupulosamente a agenda. Como só têm vinte e quatro, há sempre algo por cumprir e fica-se com um amargo de alma por não completar a planificação. Muitas vezes, falta cumprir o mais essencial, que vamos adiando, empurrando com a barriga, sem pressa, para outro dia, aquilo que deveria estar no topo da lista. Falo da família, obviamente, que com o excesso de trabalho é sempre quem sofre a negligência.
Em épocas assim, o silêncio e a solidão assumem uma preponderância vital, mesmo que seja por breves instantes, pois permite-nos manter a sanidade.
O tempo agracia-nos com a serenidade, paciência e anseios de solitude. Nem sempre foi assim, porque sempre fui uma pessoa de pessoas. Gosto genuinamente de pessoas, com os defeitos e virtudes que tal implica. Há vinte anos, os momentos a sós eram aborrecidos, entediavam-me. A roda de amigos era mais atraente e imprescindível. Hoje, há momentos em que tudo o que se deseja, entre as múltiplas tarefas que se desempenha, é um breve instante de solidão. Daquela que sabemos ininterrupta e que nos limpa o coração. Não é fácil e torna-se invariavelmente o último dos nossos afazeres e apenas se for possível.
Pela sua raridade, esta experiência é-me cada vez mais gratificante e cara. O que se faz com ela depende do estado de espírito e do gosto de cada um. Quanto ao que me cabe, não gosto de ficar a olhar para o vazio. Prefiro a solidão ocupada. Pode ser com leitura ou escrita ou corrida ou um filme ou apenas com memórias e reflexões. Bem vistas as coisas, nem sei se chega a ser solidão, mas por isso é que é boa.
Nina M.

Sem comentários:

Enviar um comentário