Seguidores

domingo, 1 de abril de 2018

Crónica de Maus Costumes 30



A gratidão é um sentimento essencial ao bem-estar. A capacidade que o ser humano tem em reconhecer no outro a generosidade que sobre si espargiu torna-o maior. O ingrato não vê as coisas bonitas que a vida lhe vai oferecendo. Foca-se no que há de menos positivo e consome as suas energias e as dos que o rodeiam com lamúrias, tantas vezes infundadas. O ingrato não tem a capacidade de se colocar no lugar do outro nem de lhe reconhecer os seus méritos. Assim, o ingrato é também, antes de mais, um egoísta autossuficiente, que se julga sempre capaz de grandes realizações, sem parar para refletir no quanto os outros possam ter contribuído para o seu sucesso.
A ingratidão é, sem dúvida, uma manifestação muito feia. Ser-se grato não significa ser-se subserviente, mas apenas ser-se dotado da humildade inteligente que nos permite perceber a importância que os outros tiveram e têm na nossa vida. A gratidão gera empatia, solidariedade e piedade. A humanidade perdeu a capacidade de se compadecer e de ser grato ao outro, procurando apenas um meio de receber sem que nada tenha que dar. No dia em que o Homem conseguir inverter a tendência, talvez o mundo inicie a caminhada para a sua redenção. Até lá, cada um faça a sua parte.
Eu gosto de me sentir grata e as palavras de hoje dirigem-se a todos os que passaram pela minha vida e que contribuíram, de alguma forma, para a pessoa que sou. A maior responsabilidade recai sobre os meus progenitores e familiares próximos, mas todos os meus amigos e colegas, passados e presentes (uns mais presentes do que outros) deixaram-me o seu legado. Agradeço inclusive aos que me fizeram sofrer, porque é durante a dor que se processa o crescimento e a aprendizagem. De todos comporto algo comigo e mesmo o que é menos bom é, pelo menos, útil pela experiência que proporciona.
Aos colegas atuais de trabalho, agradeço o facto de tornarem os meus dias mais agradáveis e coloridos. Agradeço o bom ambiente e a disponibilidade que generosamente oferecem. Agradeço por fazerem da escola um local aprazível e que excede o simples meio laboral, um sítio onde se está bem, onde também nos divertimos e onde se torna mais fácil lidar com situações difíceis. Agradeço ter-vos conhecido e o privilégio de convosco privar. Obrigada.
Nina M.

Sem comentários:

Enviar um comentário