Seguidores

sábado, 2 de março de 2019

Crónica de Maus Costumes 121



Mau Tempo no Canal

            Não irei abordar criticamente a obra de Vitorino Nemésio, que originou o subtítulo da crónica. Aliás, hoje, estive prestes a declarar luto e a anunciar que a crónica suspendia funções e regressaria no próximo fim de semana. Impediu-me o respeito por quem me acompanha, até porque pertencem a variados setores clubísticos.
            Se já custa perder em qualquer circunstância, em casa, contra o rival mais “tinhoso” deste universo, custa muito mais. Eu já nem me lembrava de como era! E preferia ter permanecido amnésica, infelizmente, ditou a sorte (hoje maldita!) que assim não fosse…
            De maneira que à falta de vontade para fazer o que quer que seja, alia-se a má disposição que contamina tudo e impede que as coisas saiam perfeitas.
Felizmente, já tinha as moelas e as bifanas preparadas, caso contrário, os convivas de amanhã iriam estranhar a perda súbita de mão, e perguntar o que se tinha passado. Irão fazê-lo com a bola de carne que não é o que deveria ser… O melhor foi parar com os cozinhados e sentar-me ao computador.
Como se vê, também a crónica não será nada de especial nem apresentará qualquer reflexão de fundo. Apenas o dissabor de uma derrota possível, mas imprevista e que custará a engolir. Também se dispensam as piadas habituais da azia e do rennie, porque, para além de muito gastas, nem uma caixa inteira resolveria o problema… Há que dar tempo para se digerir o infortúnio…
Aos jogadores do meu imenso e sempre enorme Futebol Clube do Porto, grata pela entrega. Lembrar apenas que nessa casa engole-se a derrota e a frustração e nunca se deita a toalha ao chão, enquanto for matematicamente possível e houver pontos em disputa. Ficou muito mais difícil é certo, mas se fosse fácil, não seria tarefa para dragões! Há muito ainda pelo que trabalhar. Até ao fim, porque somos Porto!
Quanto aos adversários, parabéns pelos pontos conquistados, que foi a única coisa ganha até ao momento. Desejo um bom regresso ao local de origem e aguardo, naturalmente, que as coisas vos corram bem mal um dia destes. Nada pessoal, meramente questão de gosto. É que no futebol não consigo simpatizar com equipas que vestem de vermelho! É, na realidade, uma imagem Dantesca e a acreditar que o inferno possa existir, só me lembro que tenho de ser mesmo boa pessoa para que um dia não tenha que levar com o Belzebu e os seus acólitos avermelhados! Cruzes canhoto! Deus me livre! Também não insistam com o encarnado, porque cá em cima essa cor nem existe!
Depois disto, resta-me desopilar, arranjar algo que sirva de sedativo, porque amanhã será outro dia!
Saudações portistas.

Nina M.



Sem comentários:

Enviar um comentário