Seguidores

domingo, 7 de março de 2021

Barqueiro triste

- Diz-me, barqueiro triste,

Para onde vai a tua barca

Se do mundo amor não viste?

- Vou ao mar pescar com ela

Trazer comigo sereia bela...

- Pescador da barca alva,

Do mar não vem doce canto

Só lamentos e o pranto

Com que a alma iludiste

Pois se a sereia não existe

O que vais pescar com ela?

Não te enredes no sargaço

Que a morte trazes no regaço...

- Diz-me tu, deusa do logro,

De que serve a vida larga

De cautelas e de façanhas

Se a alma em si se acanha?

Se a sereia eu não ouvir

Não me acrescenta dano

A ilusão de existir 

Amor no grande oceano...

Tê-lo-ei sempre em mim

Remarei sem princípio nem fim

Comandado por sonho humano!

Dá ao demo o pessimismo

Nesta barca de tristura

Não cabe tamanha negrura

Nem se embarca conformismo!










Sem comentários:

Enviar um comentário