Seguidores

sábado, 12 de junho de 2021

Crónica de Maus Costumes 236

 

Afetos

 

                Ter filhos que não são nem adultos nem crianças pequenas, que já têm alguma autonomia, é chegar a casa e não os ver. Saber que estão no quarto, às sextas, depois das aulas, quando têm autorização para jogar computador, porque durante a semana é proibido.

            Nem vivalma. Outro dia qualquer, à entrada, receberia um habitual “olá, mãe!” do rapaz, que aos seus quase catorze anos já não usa o “mamã” e, com sorte, antes de deitar, espreita para o quarto para dizer boa-noite e, se for a pedido, lá se aproxima para o beijo, enquanto ainda permite que lhe diga que o amo. Só à noite, antes de deitar, são permitidas estas brejeirices de afetos, porque a adolescência não é fácil e à clara luz do dia, uma carícia suave é enxotada com um empurrar de ombro e um fugir de cabeça que não sei bem o que denuncia. Talvez um “ó mãe, já não estou em idade destas coisas”. E eu penso: “ hás de cá vir rondar como os gatos e esfregar essa mesma cabeça que afastas agora no meu braço, à espera do carinho do dono. Quase um ritual mágico que respeito sem dizer uma palavra. A noite trá-lo mais dócil e, invariavelmente, poiso sobre a nuca o beijo terno de mãe.

            A gaiata, mais extrovertida e barulhenta, corre-me braços dentro a pedir um abraço apertadinho, porque “hoje, mãe, ainda não me deste um abraço e eu gosto de abraços”. Eu também, filha. São curativos. Depois, afirma veementemente que me adora e eu digo que eu amo mais, porque assim é da lei da vida, os pais amarem mais os filhos do que o inverso. Ela garante que não. A minha pequena adorável, tão responsável e crescida para a idade!

O inverso do irmão, que é bom menino, mas infantil e adolescente, que dá mais trabalho. Será mais desapegado e livre, perdido no seu mundo, no interior de si, feito de uma teimosia e de uma certa atração para o abismo. Reconheço-lhe os sinais. Não padece de ansiedade, ao contrário da pequena.

Serão ambos o mundo mais certo que terei. O meu passado, presente e futuro. Não viverei como a galinha que não larga os pintos. Quero-os autónomos e independentes. Eu arranjarei sempre os meus silêncios preciosos e necessários, mas o meu abraço-casa estará presente para quando precisarem e terão o mimo com a satisfação disfarçada de sempre.

A cada trovoada forte poderão continuar a refugiar-se no leito materno, porque é sabido que as mães têm o poder extraordinário de afastar os males. Por isso, ontem, se mal os via, foi só haver descarga elétrica barulhenta para os ouvir perguntar: “ó mãe, onde estás?!” Foi quanto bastou para que me adentrassem, afiançando que não era medo. Com jeitinho era só para tomar conta da mãe, porque é sabido que a trovoada a deixa à toa…

 

Nina M.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário