Seguidores

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

O desafio

Quis ser estoico

Um epicurista a imitar Reis...

Olhar com desdém a realidade
Ignorar a miséria a fome a guerra
Continuar a jogar xadrez
Ah! Meu Deus, meu Deus!
Se soubesse ao menos jogar xadrez...

Não desejar absolutamente nada
Por não ser bom em coisa nenhuma
Nem temer perder o talento
Ao adormecer do pôr do sol

Evitaria toda a dor
A desilusão o medo e a cobardia
Sentimentos de quem deseja muito
Teria toda a tranquilidade de quem nunca
Quis nada... Apenas ter sonhos incertos
Que não magoam se não se concretizam...
Afinal são sonhos, apenas...

Mas entra-me o mundo olhos dentro!
E pensamentos que se fixam na cabeça
E que não consigo abandonar
Vêm-me os sonhos e as grandes quimeras
Castelos de areia que se esfarelam entre os dedos

E aqui estou indolente sonhador
A discordar de Reis
A saber que não viveu nem que seja na imaginação
Porque o que criamos na cabeça pode ser real
Tão melhor que a realidade banal e cansativa!

Consigo criar vida em mim e viver em duplicado
Vidas que são minhas e saio a ganhar
E a perder também se for o caso

Mas vivo, vivo, Reis!
Sinto o pulsar do sangue e
Sei que existo!

Sem comentários:

Enviar um comentário